O município de Macapá é um dos últimos colocados, ocupando a posição 398 entre 404 municípios pesquisados no Ranking de Competitividade acesso à saúde e qualidade da saúde. O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP Brasil), uma Organização não governamental (ONG) que mede o ranking de competitividade entre estados e municípios brasileiros.
O estudo considera os seguinte indicadores: cobertura de atenção primária; cobertura de saúde complementar; cobertura vacinal; e atendimento pré-natal sob a ótica de acesso à saúde e qualidade da saúde, como condição básica para mensurar o bem-estar da população e a efetividade da função governamental.
O estudo considera que a garantia de acesso à saúde é condição básica para avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população. Para o CPL Brasil nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município.
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 404 municípios brasileiros (7,25% do universo de municípios), com população acima de 80 mil habitantes. Em conjunto, os 404 municípios em análise correspondem a 59,34% da população brasileira.