Faleceu na manhã desta sexta-feira, José Maria Gomes Teixeira, o popular Manga, tradicional desportistas do futebol amapaense e um dos fundadores da Associação de Solteiros e Casados no bairro do Trem, onde surgiram dezenas de jogadores do futebol amapaense.
Manga estava com 77 anos e enfrentava problemas de saúde já a algum tempo. A família porem não deu mais detalhes sobre a causa do óbito.
José Maria Gomes Teixeira nasceu em Macapá, no bairro central, no dia 17 de maio de 1947. Filho dos pioneiros Teófilo Domingos Teixeira e Perpétua Gomes Teixeira, um casal cearense que chegou à capital amapaense na década de 40, época da criação do Território Federal do Amapá, governo de Janary Gentil Nunes.
Manga teve uma importância muito grande para o futebol amapaense, como também no lado cultural, escotismo, e na segurança, como Guarda Territorial. O apelido “Manga”, veio goleiro do Botafogo e Seleção Brasileira, Haílton Corrêa de Arruda, o famoso Manga, que atuou nas décadas de 50, 60, 70 e 80.
O desportista amapaense colecionou títulos por onde passou: Campeonato Amapaense e Copão da Amazônia. Como treinador atuou no Atlético Latitude Zero, Trem Desportivo Clube, Ypiranga Clube, MV-13, Amapá Clube, São José, União Esporte Clube, Independente Esporte Clube e Seleção Amapaense.