O Diário Oficial do Estado, edição desta segunda-feira, dia 7 de outubro, traz a portaria n° 0888/204-SESA em que consta o afastamento dos servidores Sávio Ignácio de Jesus dos Santos Sarquis e Luiz Ferreira de Freitas Júnior, de todas as funções públicas ocupadas no Hospital das Clinicas Alberto Lima (HCAL).
Sávio Ignácio de Jesus Sarquis é diretor do HCAL e Luiz Ferreira de Freitas Júnior, gerente do Núcleo de Serviços Médicos do hospital. Os dois, conforme comprovam cópia de escala obtidas com exclusividade pelo ConectAamapá, eram os responsáveis por homologar as escalas de plantão e repassar para a gestão do hospital. O afastamento ocorre sem prejuízo da remuneração dos servidores, ou seja, embora afastados de suas funções continuaram recebendo.
O afastamento de Sávio Ignácio e Luiz Ferreira ocorre quatro dias após a realização da Operação Jaleco Fantasma, realizada no último dia 3/10, pela Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Estadual no Amapá, com o objetivo de desvendar possível esquema criminoso onde médicos do HCAL estariam fraudando a escala de serviço, desde abril de 2022, prejudicando o atendimento ao público do hospital.
A investigação identificou que, para uma determinada especialidade médica, eram feitas duas escalas de plantões, sendo uma oficial e publicada no site da SESA e outra paralela, que não é publicada. Segundo a Policia Federal mais de R$ 3 milhões foram pagos indevidamente desde abril de 2022, por plantões não realizados. Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Macapá.
A reportagem do ConectAmapá procurou a Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado para saber da relação dos dois com a operação, porém o promotor Wueber Penafort afirmou que as investigações ainda estão em diligência e não foram para a promotoria. O Promotor confirmou que os dois eram responsáveis por homologar as escalas de plantão.
A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, porém não obteve resposta. O espaço segue aberto e será atualizado caso a secretaria se manifeste.