Com o objetivo de fortalecer a cultura da pacificação social, solução amigável de litígios, o diálogo e a diminuição da demanda de processos em tramitação no estado, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) abriu, na segunda-feira (4/11), em sua sede, a 19.ª Semana Nacional de Conciliação. A iniciativa, que acontecerá até está sexta-feira 08/11 de , tem como tema “É tempo de conciliar” e é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos tribunais, com o objetivo incentivar a resolução consensual de conflitos, com foco em acordos judiciais e extrajudiciais. A ação tinha expectativa de 1.500 atendimentos, a serem realizados nos horários de 7h30 às 13h30, nas unidades judiciárias.
A Semana Nacional de Conciliação representa uma oportunidade única para que as partes envolvidas em processos judiciais busquem um acordo e resolvam seus conflitos de forma amigável. A ação é executada por magistradas e magistrados, servidoras e servidores do Nupemec e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), das comarcas amapaenses. Para participar, os interessados devem procurar a unidade do TJAP onde o processo tramita. Em 2023, o Judiciário amapaense homologou acordos que somaram R$ 10,5 milhões.
“A Semana Nacional de Conciliação coroa a cultura da paz, do pagamento e da desjudicialização, pois a alta demanda de processos precisa ser minimizada por meio do diálogo, para que consigamos fazer com que as pessoas resolvam os seus próprios problemas, junto à nossa mediação. Assim, a Justiça se torna mais rápida e eficiente”, comentou o juiz Marconi Pimenta.