O presidente do Conselho Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre; a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; o vice-governador do Estado, Antônio Teles Júnior; e a diretora de operações do Senai, Alyne Vieira, reuniram empresários do setor de manejo florestal, moveleiro e marcenaria do Amapá para alinhamento e apresentar o Projeto de Fortalecimento do Setor de Madeira e Móveis. O encontro ocorreu na sede do Sebrae em Macapá, nesta quarta (11), às 16h.
Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, será realizado um diagnóstico completo do setor e estruturado um plano de inovação e consultorias que permitirá aos empresários, a produção de produtos de alto valor agregado com as especificações exatas exigidas pelo mercado internacional.
“As próximas etapas darão início Consultoria Foresight, que será promovida pelo Sebrae para atendimento aos empresários e participantes do projeto que também contará com adesão das empresas do setor de manejo florestal para garantir matéria-prima de origem certificada e legal”, disse a superintendente Alcilene Cavalcante.
O projeto terá adesões das empresas do setor moveleiro e marceneiro para a execução das atividades que serão coordenadas pelo Sebrae, Governo do Amapá e Senai. O segundo estágio do trabalho será uma parceria com o Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (Cosmob), da Itália, referência no segmento em toda a União Europeia, com foco na transferência de tecnologia e internacionalização dos produtos das empresas amapaenses.
O Governo do Amapá assinou em 2023, um Memorando de Entendimento com a Região de Marche na Itália, já vislumbrando este projeto que será iniciado agora.