Na próxima quarta-feira (4/11), o município de Macapá receberá o Círculo Metropolitano PBL – Vozes e Versos da Periferia como parte da programação da 3ª edição do Festival Literário de Macapá (Flimac). O encontro reunirá coletivos literários, artistas, gestores culturais e representantes do poder público. Com início às 14h, na BiblioGarden (Biblioteca Comunitária), o evento é uma realização do Coletivo Juremas e fruto da parceria da Cooperação Social da Fiocruz com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
O evento em Macapá é o primeiro Círculo Metropolitano presencial da Periferia Brasileira de Letras no Amapá. Ele celebra a inclusão do Coletivo Juremas, grupo local formado por mulheres amazônicas, que passa a compor a rede nacional de coletivos literários de periferia, a PBL, na Região Norte. O Círculo Metropolitano contará com rodas de conversa, apresentações artísticas e mesas de debates que destacam a potência cultural amapaense.
A programação inclui apresentações como a performance “Olhos Vermelhos”, da Cia. Teatral Art Presença e o painel Vozes da Periferia Literária no Amapá, no qual coletivos e especialistas debaterão os desafios e conquistas da cena cultural local a partir de resultados da pesquisa da PBL 2024.
Composta por 14 coletivos literários de 10 estados, a Rede Periferia Brasileira de Letras (PBL) tem como foco a promoção de políticas públicas saudáveis para o campo do livro, leitura, escrita, literatura e bibliotecas em territórios periféricos e é uma iniciativa da área de cultura da Cooperação Social da Fiocruz. A rede tem como objetivo ampliar as possibilidades de governança territorial democrática em áreas de alta vulnerabilidade social, utilizando a literatura e a cultura como ferramentas de transformação.
“Os Círculos Metropolitanos, como o de Macapá, fazem parte de uma estratégia da PBL para territorializar políticas públicas voltadas à literatura. O evento trará apresentações culturais, debates e reflexões sobre o impacto da arte nas periferias, além da apresentação dos resultados preliminares da Pesquisa PBL 2024”, explicou Felipe Eugênio, coordenador da área de cultura da Cooperação Social da Fiocruz.
De 3 a 7 de dezembro, o Festival Literário de Macapá (Flimac) reúne escritores, artistas e leitores em uma celebração da literatura e das artes na Amazônia. O festival promove rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais, destacando o protagonismo literário de Macapá.