Shows e/ou Politicas Públicas
O Inova Amazônia Summit 2025, evento realizado pelo Governo do Amapá em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu empresas de praticamente todos os estados da região Amazônica e revelou a competência e o protagonismo do Amapá nos debates e projetos sustentáveis voltados as vocações da floresta. Diferente do própósito de realizar shows para reunir público e ganhar apalusos, eventos como o Inova Amazônia Summit são politícas públicas responsáveis, sérias e comprometidas com o crescimento econômico e a preservação ambiental.
Inova Amazônia Summit
Embora Governo e Sebrae ainda não tenham divulgado o resultado dos negócios realizados durante o evento, tudo indica que foi um grande sucesso. Erros ou falhas que possam ter ocorrido, certamente serão corrigidos e o evento tem tudo para fazer parte do calendário do Amapá. Contudo, é imporetante lembrar que a continuidade depende dos governantes de plantão no governo.
Bancada Federal I
Ministra Flávio Dino, do STF, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o acordão da decisão da suprema corte referente as chamdas sobras eleitorais. Dino encaminhou o acordão para que o TSE realiza a recontagem dos votos etome as devidas providências. A decisão muda 50% da bancada federal do Amapá na Câmara federal. Os deputados Augusto Púpio, Sonize Barbosa, Silvia Waiãpi e Professora Goreth perdem os mandatos.
Bancada Federal II
Nos bastidores de Brasília comenta-se que o caso das sobras eleitorais colocou em lados opostos o presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta, e o presidente do senado, Davi Alcolumbre. Motta é contra a perda dos mandatos, enquanto Davi é favóravel a decisão do STF e as mudanças nas cadeiras da Câmara. A mudança na bancada do Amapá fortalece Alcolumbre, que passaria a ter ainda amsi força politíca no estado com a possew de aliados na bancada federal.
Futebol
Senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no senado federal, decidiu investir no apoio ao esporte, mais precisamente ao futebol. O parlamentr destinou recursos para reforma do estádio de Santana e de Oiapoque. Em menos de uma semana Randolfe celebrou e participou da entrega das duas obras. Em Santana a inauguração contou inclusive com a presença do cpitão do Penta, Cafú.
Sumido
Com os cofres vázios e sem obras para continuar inaugurando o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, deu uma sumida das redes sociais onde vivia anunciando inaugurações e entrega de obras. Candidato ao governo em 2026, Furlan precisa continuar mostrando trabalho, do contrário, terá dificuldades no projeto de chegaer ao Setentrião. O período chuvoso em Macapá pesou contra o prefeito. Ruas esburacdas, asfalto de péssima qualidade, áreas alagadas e muita lama na capital amapaense, pesaram contr o gestor municípal