Amapá tem a maior proporção de endividados entre as Unidades da Federação

O Amapá tem a maior proporção de endividados, e Santa Catarina, a menor.

Quase cinco em cada dez brasileiros adultos estão inadimplentes e o valor médio da dívida supera R$ 1,5 mil. Entre os Estados, o Amapá tem a maior proporção de endividados, e Santa Catarina, a menor. É o que mostra estudo da Pagou Fácil, plataforma da financeira Paschoalotto, que analisou informações de inadimplentes no país.

De acordo com o levantamento, feito a partir de dados próprios e de outras fontes, como o Serasa, o Brasil tinha 75,7 milhões de inadimplentes em março, o que equivale a 46,6% da população adulta do país. Na comparação com março de 2024, houve aumento de 2,8 milhões de endividados, cerca de 3,8%. Segundo Rafael Saab, economista da Paschoalotto, inadimplentes são pessoas que têm dívida aberta, não necessariamente que estão com nome inscrito no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito.

As unidades da federação com mais endividados são Amapá, onde 61,8% da população adulta está inadimplente, Distrito Federal (60,1%), Rio de Janeiro (55,6%), Amazonas (54,5%) e Mato Grosso do Sul (54,1%). Os menos endividados são Santa Catarina (36,5%), Piauí (37%), Espírito Santo (41,5%) e Rio Grande do Sul (41,6%).

Para o coordenador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), Flávio Ataliba Barreto, a tendência é de crescimento do endividamento, que se mantém em patamar elevado no país desde a pandemia.

A velocidade do aumento, no entanto, afirma, dependerá do quanto as famílias ainda têm de margem para se endividar e o cenário macroeconômico, fatores que podem desacelerar o ritmo. “O comprometimento com dívidas já é bastante elevado.”

COMPARTILHE!

Comentários:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress