terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioMeio AmbienteLevantamento do Tribunal de Contas aponta apagão de dados ambientais no Amapá

Levantamento do Tribunal de Contas aponta apagão de dados ambientais no Amapá

Em outubro do ano passado, o Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP), iniciou um levantamento para verificar a transparência das informações ambientais referentes ao desmatamento, queimadas, gestão e concessões florestais. Uma equipe do tribunal vem se dedicando a esmiuçar os dados, e os resultados preliminares mostram um nível insatisfatório de transparência.

Uma avaliação feita também no ano passado pelo Instituto Centro Vida (ICV) em parceria com a Transparência Internacional, teve um resultado semelhante, apontou que informações importantes não são disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Amapá e, quando fornecidas, estão desatualizadas e em formato que não permitem o uso ou processamento.

Diante da carência de informações no portal da Sema, o TCE/AP encontrou dificuldades em reunir dados de temas sensíveis como: desmatamento, exploração de madeira, concessão florestal, fundos ambientais, gestão de recursos hídricos e fiscalizações. Uma deficiência que compromete o trabalho de auditoria na área ambiental.

O apagão dos dados ambientais levou o Tribunal a emitir uma Nota Recomendatória, para que a Sema disponibilize em noventa dias, informações completas, atualizadas e de fácil acesso no site da secretaria. 

“É primordial que o órgão estadual de meio ambiente, neste caso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá, considerando sua capacidade financeira, técnica e operacional, adote as medidas necessárias para a adequada promoção da transparência das informações e dados ambientais por meio do seu portal eletrônico” diz um trecho da recomendação.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body