terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioCidadesAmapá recebe cinco profissionais do Mais Médicos para reforçar atendimento no estado

Amapá recebe cinco profissionais do Mais Médicos para reforçar atendimento no estado

Os médicos atuarão em Laranjal do Jari, Oiapoque e no DSEI Amapá/Norte do Pará; ação integra envio nacional de 407 médicos a 22 estados

A partir desta semana, cinco profissionais do Programa Mais Médicos desembarcam no Amapá para reforçar a atenção básica à saúde em áreas de difícil acesso. Três profissionais atuarão no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá/Norte do Pará, enquanto os outros dois serão alocados nos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque.

A chegada faz parte de uma ação nacional que mobiliza 407 médicos formados no exterior, que concluíram recentemente o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses profissionais serão distribuídos em cerca de 180 municípios e 15 DSEIs, abrangendo 22 estados brasileiros.

Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena.

Antes de iniciarem suas atividades, os médicos passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de atuação, a exemplo da malária.

Com o objetivo de assegurar a eficácia do programa e a qualidade do atendimento prestado à população, o Ministério da Saúde acompanha de perto o desempenho dos profissionais. Um dos principais instrumentos de monitoramento é o e-SUS APS, que permite registrar e acompanhar o histórico dos pacientes, facilitando a integração entre a atenção primária e os demais níveis de cuidado.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body