A Arquidiocese de Belém, realizou no último sábado (15), na Catedral Metropolitana de Belém, a Santa Missa em ação de graças de envio de Dom Antônio de Assis Ribeiro, à Macapá (AP) onde será o novo bispo diocesano.
Presidida por Dom Antônio, e concelebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém e o bispo auxiliar Dom Paulo Andreolli, a celebração iniciou com um agradecimento pelos serviços de Antônio à Igreja de Belém como bispo auxiliar, seguido da leitura de sua biografia e histórico de seu trabalho realizado em Belém.
“Conhecido como Bispo da Juventude e das Áreas Missionárias, Dom Antônio foi um incansável evangelizador, levando a Igreja a todos os cantos e especialmente aos mais necessitados. Entre suas principais realizações destacam se a implantação de 19 áreas missionárias, sendo a primeira a de nosso Senhora do Perpétuo Socorro, criada 2018 e elevada a paróquia em 2 de fevereiro deste ano e a mais recente, a de Santo Agostinho, criada em 9 de fevereiro. A criação do Centro Juvenil Arquidiocese. Do Ano da Pastoral Juvenil, da realização da Assembleia da Juventude, que resultou no Plano da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Belém e o Projeto Educativo Pastoral do Setor Juventude”, leu a comentarista.
Dom Antônio expressou sua gratidão pelos sete anos e meio, em que esteve como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, e contou sobre a expectativa da nova missão em Macapá e dos desafios que encontrará.
“Quero ser bom pastor, me ajudem para que a gente possa manter esse propósito com serenidade, com alegria, criatividade e ousadia. E que todos possam acolher esse clamor de sermos uma Igreja una, sinodal, apaixonada por Jesus Cristo e pela promoção do Reino de Deus. Rezem por mim! Muito obrigado”, falou o novo bispo de Macapá, em seu discurso de despedida.
Ao final da Celebração Eucarística, padre Hélio Fronczak em nome da Pastoral Presbiteral, presenteou Dom Antônio, em nome do presbitério da Arquidiocese com um cálice e uma patena como significado dos dons da sua vida e de seu ministério.
“Em nome da nossa Comissão de Presbíteros, quero expressar a Dom Antônio aquilo que foi, como ouvimos no início da Missa, o motivo que nos reuniu nesta manhã. Gratidão a Deus por todo o ministério episcopal de Dom Antônio em nossa Arquidiocese nesse período que aqui passou e pedir a Deus bênçãos e graças para sua nova missão. Queremos continuar agradecidos a Deus pela sua missão entre nós, e continuar rezando, pedindo as bênçãos para esta nova etapa de sua vida.”