terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioCidadesBrigada de Infantaria de Selva, com sede em Macapá (AP), vai participar...

Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Macapá (AP), vai participar da maior operação na Amazônia

O Ministério da Defesa (MD) deve reunir cerca de 8 mil homens de tropas do Exército, da Marinha e da Força Aérea

O Ministério da Defesa (MD) deve reunir cerca de 8 mil homens de tropas do Exército, da Marinha e da Força Aérea, mobilizando mísseis, foguetes, blindados, embarcações e aeronaves na Operação Atlas. Trata-se da maior ação militar feita na fronteira norte do País.

No começo de junho, o MD deve concluir o planejamento conjunto da operação, que deve ocorrer na primeira quinzena de outubro. O plano do Exército é desdobrar suas tropas na faixa de fronteira que vai de Roraima ao Amapá. Ele deve envolver as tropas da 1.ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Boa Vista (RR) e da 22.ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá (AP).

A primeira foi reforçada durante o ano passado com novos blindados e o primeiro lote de mísseis anticarro MAX 1.2 AC. Agora, o Exército pretende mobilizar a Companhia Anticarro, que recebeu uma centena de mísseis Spike LR2 israelenses no fim de 2024, e conduzi-la até Roraima com a ajuda do Comando de Aviação do Exército (CAvEx) a partir da Base Aérea de Taubaté.

De Formoso, em Goiás, sede do Comando de Artilharia do Exército, devem sair plataformas lançadoras de foguetes Astros que serão transportados para a Amazônia por meio de aviões KC-390, da Força Aérea. Do Paraná devem partir blindados em direção à região. No mês passado, o Corpo de Fuzileiros Navais fez a mesma manobra com os lançadores de foguetes e com o Astros e o míssil Mansup, da Marinha.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body