Por onze votos a favor e dez contra a Câmara de Vereadores de Macapá, aprovou em sessão realizada nesta terça-feira (18/03) a convocação do empresário Claudiano Monteiro de Oliveira, proprietário da empresa CM de Oliveira CIA Ltda, responsável pelas denúncias de cobrança de propina na Secretaria de Obras da Prefeitura de Macapá (SEMOB).
Claudiano de Oliveira deverá comparecer na sessão desta quinta-feira, dia 20 de março, para prestar esclarecimento sobre as denúncias que vem fazendo desde outubro de 2023 em relação a existência de um suposto esquema de cobrança de propina na secretaria de obras da Prefeitura de Macapá, comandada pelo secretário Cássio Cleidsen Cruz.
Proposto pelos vereadores Joselyo (PP), Ruzivan Pontes (Republicanos) e Banha Lobato (União) o requerimento n.º 541/25 foi aprovado durante sessão bastante tumultuada, dividindo a casa e revelando que apesar de derrotado na eleição para a mesa diretora da casa legislativa, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), já dispõe de significativo apoio na Câmara.
Aliados do prefeito tentaram de toda forma convencer a mesa diretora a retirar de votação o requerimento de convocação do empresário, porém não obtiveram êxito.
O empresário que já afirmou à Justiça ter pago, entre o final de 2022 e o início de 2023, propina em espécie ao secretário Cássio Cruz, já teria se colocado à disposição da Câmara e estaria reunindo documentos que, segundo ele, devem provar as falcatruas na SEMOB.