Após da deflagração de duas operações policiais simultâneas nesta terça-feira 01/10) com o objetivo de desarticular um suposto esquema criminoso envolvendo o financiamento eleitoral em Oiapoque, o candidato a vereador pelo município, Naldinho Frota, emitiu nota aos eleitores alegando que os valores apreendidos em sua residência e comércio, referem-se ao faturamento de um estabelecimento comercial do qual é proprietário Segundo o candidato os valores se destinavam ao pagamento de salário de funcionários, quitação de boletos, aquisição de mercadorias e pagamento de impostos.
Frota e candidato a Câmara Municipal de Oiapoque pelo Partido Popular (PP), mesmo partido do atual prefeito é candidato a reeleição Breno Almeida (PP).
De acordo com informações da Polícia Federal as investigações indicam que uma das principais facções criminosa do Rio de Janeiro, estaria financiando a campanha de dois candidatos a vereador em Oiapoque, por meio de atividades ilícitas, como tráfico de drogas e compra de votos. Durante as buscas, aproximadamente 130 mil reais foram apreendidos pela polícia.
As investigações indicam que a organização criminosa teria interesse em garantir a eleição de candidatos que facilitariam a distribuição de entorpecentes e armamentos para os garimpos da região.