Conferência de Meio Ambiente: Amapá colabora com propostas para enfrentar crise climática 

Representado por 32 delegados, o Amapá encerrou a participação na 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), em Brasília, no Distrito Federal, com a aprovação de 8 propostas originárias do estado entre as 104 nacionais selecionadas. Além disso, duas ficaram em 5º e 8º lugar nas 10 prioritárias e consideradas mais urgentes na implementação de políticas nacionais e no enfrentamento da emergência climática.

CONFIRA AS PROPOSTAS APROVADAS AQUI

O evento, realizado após 11 anos da última edição, encerrou nesta sexta-feira, 9, marcado pelo envolvimento direto da sociedade civil, setor público e privado. A participação do Governo do Amapá, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reafirma o compromisso com a construção de políticas públicas que refletem a urgência dos desafios ambientais enfrentados, e sobretudo, na busca de soluções.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, define a Conferência de forma positiva com a participação do Amapá entre as propostas prioritárias definidas para os próximos anos. 
 

Taisa Mendonça, secretária da Sema, define 5ª Conferência como positiva para o enfrentamento da crise climática
Taisa Mendonça, secretária da Sema, define 5ª Conferência como positiva para o enfrentamento da crise climática

“A aprovação das propostas é algo muito positivo para nós, pois são diretrizes que serão executadas em âmbito nacional nos próximos anos no enfrentamento à crise do clima e na transição ecológica justa com educação e proteção de nossos territórios”, enfatizou a secretária da Sema. 
 
Em 2013, quando ocorreu a 4ª Conferência, o Amapá conseguiu aprovar duas propostas, e nesta edição, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, o estado reforça sua atual posição no cenário nacional por ações em defesa das urgências ambientais.

O delegado de meio ambiente, Airton Ferreira, destacou o papel e o avanço do estado na atuação dos desafios climáticos e parabenizou o reconhecimento inclusivo pelo acolhimento às pessoas com deficiência.

Airton Ferreira, delegado de meio ambiente do Amapá
Airton Ferreira, delegado de meio ambiente do Amapá

“Finalizamos mais um processo com propostas aprovadas, eleitas e registradas como prioritárias para execução, onde o Amapá vai contribuir nacionalmente com outros estados nos desafios ambientais. A gente parabeniza toda a estrutura e acolhimento que tivemos do MMA, em especial ao acolhimento às pessoas com deficiência que contaram com uma equipe de apoio específica e agradecemos à Sema pelo apoio e estrutura desde às conferências municipais até a nacional”, declarou Airton.

Os 32 delegados que integram a delegação amapaense foram eleitos durante a fase estadual promovida pelo Governo do Estado no mês de março, em Macapá. Na etapa final, as contribuições foram organizadas em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.

COMPARTILHE!

Comentários:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress