Conselho recomenda que recursos hídricos entrem na pauta da COP 30

Uma moção aprovada por unanimidade durante a 49ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) recomendou à Presidência da COP 30 a inclusão da gestão das águas entre os temas centrais da conferência climática da ONU, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). A decisão foi tomada nesta semana, o 2º Fórum Brasil das Águas, em João Pessoa (PB), que reúne 1.300 participantes de todas as regiões do país. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), participou ativamente da programação, com destaque para a apresentação dos avanços do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e a condução das discussões no CNRH, do qual é presidente.

O objetivo do evento, realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob), foi evidenciar a água como pauta importante nas políticas públicas do país. Na abertura, o governador da Paraíba, João Azevedo, relatou os grandes avanços do Estado na área de recursos hídricos e destacou a importância para o setor da integração de todos num mesmo rumo, o do trabalho contínuo pela melhoria dos recursos hídricos brasileiros.

O diretor do Departamento de Obras Hídricas da SNSH, Bruno Cravo, apresentou um painel destacando as principais atividades do MIDR, com destaque para o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). “O fórum é um importante instrumento para fortalecimento e articulação dos diversos atores que integram o sistema nacional de gestão de recursos hidricos, que é parte fundamental da nossa política nacional de segurança hídrica. E a participação do MDR se deu principalmente no painel que trata de fortalecimento das representações de toda a sociedade dentro do sistema”, explicou o diretor

Reunião do CNRH

Na terça-feira (6), foi realizada a 49ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) com participação de vários comitês de bacias hidrográficas, órgãos gestores de recursos hídricos, sociedade civil organizada e empresas do setor de saneamento. “A reunião abordou questões de relevância estratégica para o setor de gestão hídrica no Brasil, visando discutir os desafios dos recursos hídricos no país”, compartilhou Alexandre Saia, diretor Interino de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica (DRHB). 

Dentre os resultados da reunião do CNRH, estão a aprovação de Moção do CNRH para recomendar à Presidência da COP 30 a inclusão do tema “Recursos Hídricos” nos temas principais a serem discutidos no evento; aprovação de Moção do CNRH dirigida ao Congresso Nacional e à Casa Civil da Presidência da República alertando para a “Situação Financeira da ANA e Impactos na Gestão Hídrica Nacional” e a apresentação do estudo de “Avaliação dos Efeitos da Implantação de Empreendimentos Hidrelétricos na Região Hidrográfica do Rio Paraguai”, que analisa os efeitos dessa obra na bacia hidrográfica.

COMPARTILHE!

Comentários:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress