sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
InícioPolíciaCrimes violentos: Segundo governo, Amapá encerrou 2024 com a maior redução dos...

Crimes violentos: Segundo governo, Amapá encerrou 2024 com a maior redução dos últimos 13 anos

O resultado das estratégias de enfrentamento à criminalidade, investimentos, valorização dos servidores e nomeação de novos agentes para segurança pública, adotadas pelo Governo do Amapá, apresentou dados positivos e significativos referentes aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Os parâmetros evidenciam a melhor série histórica dos últimos 13 anos, quando em 2012 foram registradas 246 vítimas.

O balanço final entre os anos de 2023 e 2024 mostra a redução de 33,04% nas taxas. Os índices divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que, no total, houve 336 vítimas de crimes violentos em 2023, contra 225, em 2024.

Dados apontam êxito nas ações integradas das polícias

Os números de 2024 mostram o resultado do trabalho integrado da Segurança Pública do Amapá, que no final de 2022 e início de 2023 assinalou um momento acentuado no cometimento de crimes, devido ao confronto entre os grupos criminosos rivais. Porém, já a partir de março de 2023, após identificada a causa principal desses crimes e adotadas as estratégias certeiras com estudos dos setores de inteligência, foram deflagradas operações para reprimir os delitos.

“Estamos reduzindo esses índices com sucesso graças a uma política de muita integração, que envolve questões sociais, econômicas e de forte investimento. Trabalhamos na redução da pobreza, na atração de negócios éticos e reforço nas forças de segurança com novos servidores e equipamentos”, pontua o governador Clécio Luís.

Em números gerais, o CVLI engloba os crimes de homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte. No Amapá houve diminuição em todas as situações. O maior destaque são para homicídios, que ano passado registrou 303 vítimas, ante 216 em 2024, uma redução de cerca de 29%.

Lesão corporal seguida de morte também caiu 81,25 % no registro de vítimas. Latrocínio, que se configura como o roubo seguido de morte, apresentou queda de 69,23%, e feminicídio redução de 50%.

Região Metropolitana de Macapá apresentou redução nos índices de crimes violentos

Região Metropolitana

Em Macapá, Santana e Mazagão, que fazem parte da Região Metropolitana, os dados também são exitosos. A capital registrou 198 vítimas em 2023, contra 127, em 2024, uma redução de cerca de 36%. Já Santana, o segundo município mais populoso do estado, registrou 74 ocorrências em 2023, contra 44 no ano passado, uma queda de 40,6%. Em Mazagão, a queda no índice foi de 45,6%.

Ações contra grupos criminosos

A partir de outubro de 2023, quando os resultados das operações começaram a aparecer, a Sejusp verificou a redução significativa dos números de ocorrências de CVLI, tendo a atuação efetiva das equipes policiais nas operações Hórus e Paz que em 2024 foi reestruturada como a Operação Protetor; e a Operação Mute, que buscou impedir a comunicação ilícita dentro do sistema prisional, além da apreensão de armas e drogas.

Ainda em 2023, no final de setembro, após investigações da Coordenadoria de Inteligência e Operações da Sejusp (Ciop), foi identificado que a maioria das ordens de homicídios saía de dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Como procedimento para evitar a recorrência da situação, o Governo do Amapá colocou para funcionar a nova unidade prisional, José Eder, para onde foram transferidas as supostas lideranças dos grupos criminosos. A iniciativa também contribuiu para a redução do número de homicídios no estado.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!