sábado, abril 19, 2025
spot_img
InícioPolíticaDiretor da ANEEL prestará esclarecimentos no Senado sobre reajustes tarifários no Amapá

Diretor da ANEEL prestará esclarecimentos no Senado sobre reajustes tarifários no Amapá

Os pedidos foram protocolados pelos senadores Randolfe Rodrigues (PT) e Lucas Barreto (PSD)

A CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), dois requerimentos convocando o diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, para prestar esclarecimentos sobre a política tarifária no estado do Amapá.

Os pedidos foram protocolados pelos senadores Randolfe Rodrigues (PT) e Lucas Barreto (PSD). O petista solicitou a audiência para prestação de contas e esclarecimentos sobre o aumento na tarifa de energia elétrica do Amapá, proposto pela ANEEL no final do ano passado.

Já o Barreto solicitou informações sobre a política tarifária de energia praticada desde a privatização da CEA (Companhia de Energia do Amapá) e o reajuste tarifário anual de 2024 da Equatorial Energia.

“A população do Amapá ainda não se esqueceu da tentativa de Revisão Tarifária Extraordinária do ano passado, que chegaria a aumentar as contas de energia em média de 44,41%. Em 2023, as tarifas tiveram reajuste médio de 36%”, disse o pessedista.

Segundo ele, o critério adotado pela ANEEL para calcular esses reajustes é “incompreensível para as famílias do Amapá e para os mais de 230 mil consumidores de energia”, ressaltou.

Rodrigues, por sua vez, também lembrou os “apagões generalizados” ocorridos no ano passado no Amapá, e questionou o aumento de energia diante de dificuldades na prestação do serviço.

“Como um estado que produz mais do que consome paga a energia mais cara do país? Onde há justiça nisso? Mais uma vez, a ANEEL parece ceder às pressões da concessionária CEA”, disse o parlamentar.

A Comissão de Infraestrutura do Senado ainda não marcou a data para a audiência pública, mas o ritual na Casa é entrar em contato com as autoridades para verificar uma data adequada em comum.

Em nota, a ANEEL disse que sempre que convidada, estará à disposição do Senado Federal e também da Câmara dos Deputados para prestar informações necessárias para acompanhamento da atuação da Agência.

“Destacamos, por oportuno, que a Agência já se manifestou tanto ao Senado Federal como a Câmara dos Deputados reforçando esse princípio”, informou a ANEEL.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!