sábado, abril 19, 2025
spot_img
InícioCidadesDistribuidora é investigada por comercialização de óleo diesel com teor de biodiesel...

Distribuidora é investigada por comercialização de óleo diesel com teor de biodiesel abaixo do padrão

De acordo com as informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), enviadas ao Ministério Público do Amapá (MP-AP), uma fiscalização foi realizada no dia oito de maio de 2019, no distribuidor de combustíveis líquidos Ipiranga Produtos de Petróleo.

Foi coletada amostra, e após ter sido analisada pelo Laboratório de Pesquisa e Análise de Combustíveis (LAPAC), conforme Relatório de Ensaio nº 076/2019, foi constatado que o óleo diesel B S500, coletado, que estava sendo comercializado através do caminhão-tanque de placa NEU-4742, não estava em conformidade com as especificações estabelecidas na legislação vigente.

A suposta irregularidade, está relacionada  à característica teor de Biodiesel, que apresentou resultado de “7,1 %volume”, quando a especificação exigida é “9.5 A 10,5 %volume”; sendo que o distribuidor de combustíveis é obrigado a garantir a homogeneidade e a especificação do combustível comercializado, dentro do estabelecimento de distribuição.

Segundo a ANP, mesmo que o produto comercializado seja resultado de mistura; o distribuidor de combustíveis líquidos, no caso específico Ipiranga Produtos de Petróleo, é obrigado a garantir as especificações técnicas quanto à qualidade dos combustíveis quando transportados sob sua responsabilidade ou quando armazenados em instalações sob sua responsabilidade. 

A ANP alerta que é proibida a comercialização dos óleos diesel A ou B que não se enquadrem nas especificações estabelecidas na resolução vigente, ou seja, o óleo diesel B, de uso rodoviário, comercializado no país deverá conter percentual de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final, de “9,5 a 10,5%”.

Inicialmente o MP-AP começou a investigar o caso por meio de uma Notícia de Fato, que agora foi transformada em Procedimento Administrativo por meio de uma portaria assinada pela promotora de justiça Gisa Veiga Chaves. O novo procedimento deverá ser concluído dentro de um ano. 

O Portal Conectamapa não conseguiu contactar com a Distribuidora Ipiranga. O espaço está, aberto para manifestações.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!