Após retornar das regiões ao norte do estado atingidas pelas fortes chuvas no Amapá, que resultaram em enchentes, o governador Clécio Luís destacou como positivas as ações imediatas de atendimento realizadas para socorrer as populações afetadas pelo aumento das águas.
Clécio afirmou que os governos estadual, federal e as prefeituras, juntamente com vereadores, se mobilizaram para prestar assistência às famílias que tiveram suas casas atingidas pelas enchentes.
“Reunimos prefeitos, vereadores e lideranças para tratar das ações tanto na Defesa Civil quanto na ajuda humanitária. Falamos por telefone com o ministro Waldez Góes (Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional), e ele já decretou situação de emergência em Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba”, relatou o governador.
Clécio esteve pessoalmente em Tartarugalzinho e Calçoene, onde conferiu de perto o impacto das enchentes, prestou apoio à população e coordenou as ações do governo para atender as pessoas atingidas pela cheia dos rios.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, o município de Tartarugalzinho é o mais afetado, com cerca de 200 famílias atingidas — aproximadamente 800 pessoas. Até domingo, 14 famílias estavam desabrigadas.
“Nos dias 25 e 26, a Região dos Lagos, que compreende os municípios de Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, foi afetada pelas fortes chuvas no estado. Isso causou a elevação dos rios nesses municípios, o que inundou as áreas mais baixas dessas cidades, atingindo grande número de famílias”, explicou o comandante.