sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
InícioMeio AmbienteFilhote de peixe-boi híbrido é resgatado no Afuá

Filhote de peixe-boi híbrido é resgatado no Afuá

Um filhote de peixe-boi-marinho, com 97,5 cm de comprimento, foi resgatado na última segunda-feira (7), na comunidade São Bernardo, em Afuá (PA), após ser encontrado desorientado por moradores.

O salvamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Companhia Fluvial do Amapá, com o apoio imediato da população local, que garantiu a sobrevivência do animal até a chegada dos especialistas.

Ao avistarem o filhote próximo à embarcação, os moradores improvisaram um abrigo com uma cuba de isopor cheia de água para mantê-lo hidratado e o alimentaram com leite.

“Meu esposo achou ele seco, do lado da lancha, com um pouco de água. Pra ele não morrer, colocamos numa cuba e alimentamos até chamarem providência” — relatou Marly Medeiros, que participou dos cuidados.

Uma das hipóteses da comunidade é que o filhote se perdeu da mãe durante uma “lançante” (maré de grande amplitude).

A equipe do Iepa percorreu cerca de 47 km (duas horas de barco), saindo de Macapá até a comunidade de São Bernardo para realizar o resgate. Durante o transporte, o filhote foi hidratado e avaliado pelo médico-veterinário Luiz Sabioni, que identificou uma ferida superficial no lábio.

“Ele está recebendo uma dieta de leite semelhante à que teria com a mãe. Agora, monitoramos sua evolução para iniciar a reabilitação” — detalhou Sabioni.

Segundo o Iepa, o filhote apresenta características das duas espécies existentes no Brasil — o peixe-boi-marinho e o peixe-boi-amazônico — sendo considerado, portanto, um peixe-boi híbrido.

Para hidratá-lo, a família colocou o filhote em uma cuba de isopor.

Ameaças aos peixes-bois no Brasil

O Brasil é o único país do mundo a abrigar duas espécies de peixe-boi, ambas ameaçadas de extinção:

  • Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus): encontrado em águas costeiras, pode atingir até 4 metros de comprimento e pesar cerca de 700 kg. Em 2006, estimava-se apenas 500 indivíduos no país.
  • Peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis): vive exclusivamente em água doce.

Principais ameaças:

  • Caça ilegal;
  • Colisões com embarcações;
  • Poluição e degradação dos habitats;
  • Encalhe de filhotes.
Fonte: Toda Matéria
COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!