sábado, abril 19, 2025
spot_img
InícioMeio AmbienteFlor da Sumaúma promove bate -papo sobre “bioeconomia e COP-30”

Flor da Sumaúma promove bate -papo sobre “bioeconomia e COP-30”

A “bioeconomia e a COP-30” serão temas de uma rodada de conversas que está sendo organizado no espaço da adega “Flor de Samaúma” localizada no bairro Novo Horizonte. O evento será realizado nesta sexta-feira dia 22/11, às 18 horas e vem sendo organizado pelo ex-governador e senador do estado, João Alberto Capiberibe.

Durante o evento os participantes poderão degustar os sete rótulos do vinho de açaí e de cupuaçu produzidos no Amapá pela vinícola “Flor de Samaúma”.

Em 2025, Belém sediará o maior evento de debate sobre meio ambiente e mudanças climáticas do mundo. Com ele, surge a oportunidade de apresentar para o mundo que virá até o Pará as iniciativas verdes que preservam o meio ambiente e geram oportunidades para a população através da bioeconomia.

A recente instituição da Estratégia Nacional de Bioeconomia (Decreto n.º 12.044, de 5/6/2024) é um passo significativo nessa direção. Com ela, o País se alinha ao movimento global que, há mais de uma década, busca desenvolver economias em harmonia com os elementos naturais que permitem a vida no planeta.

Estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), em parceria com quatro instituições de pesquisa brasileiras, mostra que a total implementação da bioeconomia no país pode gerar faturamento de US$ 284 bilhões por ano, um negócio excelente, que alia preservação do meio ambiente, melhora da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento econômico.

Assim, criar produtos e serviços com insumos renováveis, que substituam os produtos petroquímicos, além da geração de energia renovável para comunidades isoladas da região amazônica, é um passo importante para o desenvolvimento local, com a geração de emprego e renda para os amazônidas.

Entre os produtos da bioeconomia que deverão participar da COP-30, o Amapá poderá ganhar destaque com a produção de vinhos de açaí e cupuaçu. A ideia genuinamente amapaense já ganhou o paladar de renomados consumidores de vinho e hoje é comercializado inclusive no Distrito Federal.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!