O Governo do Amapá iniciou neste sábado, 16, a distribuição de mais 130 mil litros de água potável para as comunidades da Região Sul do arquipélago do Bailique, distrito de Macapá.
A ação vai atender cerca de 30 localidades e mais de 1,6 mil famílias, afetadas pela forte estiagem e salinização das águas dos rios.
Para chegar até as regiões mais distantes, o produto é carregado em embarcações menores que levam a água. Os deslocamentos sempre são realizados nos horários de maré cheia e às vezes ocorrem durante a madrugada.
A iniciativa faz parte das medidas adotadas pelo governador Clécio Luís, após decretar situação de emergência em todo o estado, como destaca o gerente regional da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), no Bailique, Arilson Amanajás.
“Estamos iniciando o envio da água para as comunidades mais longe e vamos atender famílias que estão há bastante tempo somente com água salobre. Essa é a missão dessa força-tarefa, amenizar as dificuldades das famílias”, destacou.
Neste primeiro momento 13 comunidades começaram a receber o produto e mais de 22 mil litros de água potável foram distribuídos nestas localidades. Ao longo dos próximos dias as demais comunidades serão atendidas pela ação do Governo do Amapá.
Nos últimos 20 dias as regiões do Bailique, em Macapá, e Sucuriju, no município de Amapá, afetadas diretamente pelas questões naturais de estiagem e salinização, receberam 370 mil litros de água potável.
Os serviços para levar assistência aos moradores são coordenados por equipes da Caesa, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).