O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), emitiu na segunda-feira (10/3) um parecer técnico favorável ao plano da Petrobras para a limpeza da sonda que será utilizada na perfuração na Foz do Amazonas.
Com essa decisão, a estatal se aproxima da obtenção da licença ambiental definitiva para dar início às atividades exploratórias na Margem Equatorial na região do Amapá.
A limpeza da sonda envolve a remoção de corais potencialmente invasivos do casco da embarcação. Esse procedimento foi um dos pontos que geraram preocupação entre ambientalistas e técnicos do Ibama, que, em 2023, haviam recomendado a rejeição do pedido de perfuração da Petrobras, que recorreu. O órgão ambiental apontou falhas no plano de resgate da fauna local, levantando dúvidas sobre os impactos ambientais da operação.
A Margem Equatorial é uma das áreas mais promissoras para a exploração de petróleo no Brasil. Com características geológicas semelhantes às da Guiana, onde foi descoberta uma grande quantidade de campos petrolíferos, a região desperta interesse do setor energético.