O prazo para a realização das convenções encerrou no último dia 05/08, porém os partidos e federações tem até está quinta-feira (15/08) para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.
Até esta quarta-feira, dia 14, cinco candidatos e candidatas tiveram suas candidaturas registradas na 2° Zona eleitoral de Macapá. São eles: Dr. Furlan, coligação Trabalhando Pelo Povo; Gianfranco (PSTU); Gilvan Borges (Avante); Paulo Lemos, coligação Macapá da Esperança; e Sharon Braga (Novo).
Os pedidos de registro devem ser apresentados aos juízos eleitorais (zonas eleitorais), já que a legislação estabelece que a primeira instância da Justiça Eleitoral é a responsável por receber e processar os registros dos postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Qualquer candidato, partido político, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar (contestar) o pedido de registro de candidatura no prazo de 5 dias após a publicação do edital, apresentando de forma fundamentada as razões que impedem aquela candidatura.