sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
InícioPolíciaPolicial que salvou bebê engasgada é homenageado pela Alap

Policial que salvou bebê engasgada é homenageado pela Alap

O caso, ocorrido em 13 de fevereiro, por volta das 14h, em uma área de pontes no bairro Muca, Zona Sul da capital, ganhou repercussão e rendeu ao agente uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa do Amapá

“Eu estava de folga, mas não pensei duas vezes: tinha que ajudar”. Foi com essa determinação que o agente de polícia civil Mário Júnior, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/AP), salvou a vida da pequena Hadassa, de 45 dias, que engasgou com leite materno em Macapá.

O caso, ocorrido em 13 de fevereiro, por volta das 14h, em uma área de pontes no bairro Muca, Zona Sul da capital, ganhou repercussão e rendeu ao agente uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), nesta terça-feira (8).

Entenda o caso

Em meio à rotina de folga, no final da Rua Santos Dumont, próximo a uma oficina de pintura, Mário Júnior testemunhou a corrida desesperada da avó e da mãe de Hadassa em busca de ajuda. “Lembro que veio a avó correndo da ponte até o asfalto, pedindo alguém ou um carro que levasse a neta dela ao hospital. Eu tinha acabado de chegar ao local”, relatou o policial.

O cenário se agravou quando a mãe, Adrieli Cardoso, surgiu correndo na ponte com a bebê já roxa no colo. “Ela disse que a criança estava mamando, depois se engasgou e parou de respirar”, contou Mário Júnior.

“Tomei ela no colo e fiz a manobra. Fiz umas duas tentativas. O povo lá estava me apertando para levar ela ao hospital”, explicou o agente, que precisou conter a ansiedade dos populares ao redor. “Leva ela pro hospital, leva ela pro hospital! E aí foi quando um pintor chegou e disse: ‘Calma, ele é policial e vai ajudar’”, completou.

Poucos meses antes do resgate, Mário havia participado de um curso de atendimento pré-hospitalar. “Um dos ensinamentos que nos é ministrado consiste em manter a calma diante de situações de crise. Graças a Deus, a técnica foi devidamente aprendida, aplicada com celeridade e acabou dando certo”, destacou.

Após o reencontro com Hadassa e a família, o policial revelou a conexão emocional com o caso: “Só me vinha na cabeça meus filhos. Tenho um casal mais velho, mas fiquei imaginando: se fosse com eles? Me coloquei no lugar da mãe e senti uma alegria imensa por ela estar bem”.

O salvamento também reforçou a importância do treinamento contínuo. “Os agentes de segurança pública em geral são muito importantes para diversas ocorrências das mais variadas possíveis, desde atender uma ocorrência envolvendo violência com emprego de armas até uma ocorrência envolvendo saúde, uma bebê engasgada ou alguém que passou mal em via pública e precise de primeiros socorros”, finalizou.

Conheça a CORE

Mário Júnior integra a CORE – Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, criada em 2020 para aperfeiçoar a atuação operacional da Polícia Civil do Amapá. Com a missão central de investigar crimes de alta complexidade, a unidade também presta apoio especializado a todas as delegacias do estado, garantindo respostas ágeis em situações críticas.

Sob a tríade OPERAR, INSTRUIR e TREINAR, a CORE capacita seus agentes para atuar em cenários que exigem precisão tática e conhecimento técnico. Para integrar a coordenação, além de já ser policial civil, é obrigatório obter sucesso no Curso de Operações Policiais (COP) ou no Curso de Operações Táticas Especiais (COTE).

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body

Ação Não Permitida!