terça-feira, abril 29, 2025
spot_img
InícioCidadesSegundo o MS, cresce o número de municípios com mais de 95%...

Segundo o MS, cresce o número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal no Amapá

Nos últimos dois anos, o Ministério da Saúde registrou um aumento expressivo no número de municípios que superaram a meta de 95% de imunização para as vacinas essenciais do calendário infantil. Um exemplo disso é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

De acordo com os dados fornecidos pelo MS, a meta para a primeira dose foi alcançada em 3.870 municípios brasileiros em 2024, frente às 2.485 cidades de 2022, o que representa um crescimento de 55,7%.

No Amapá, o número de municípios que atingiram a cobertura vacinal superior à meta para esse imunizante subiu de um, em 2022, para 10, em 2024. A alta também foi registrada na segunda dose da vacina nos municípios de Amapá, Serra do Navio e Vitória do Jari. Em 2022, nenhuma cidade amapaense havia alcançado a meta. 

O número de municípios que atingiram a meta para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) no Amapá também registrou crescimento, com nove cidades superando a meta em 2024, enquanto em 2022 nenhuma havia alcançado. Esse avanço acompanha o cenário nacional, que registrou um aumento de quase 93%, passando de 1.466 cidades em 2022 para 2.825 em 2024.

Em novembro, o Ministério da Saúde substituiu a VOP, conhecida como gotinha, por uma dose de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) que é injetável, para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. A nova estratégia para uso do imunizante injetável é mais um passo para garantir que o Brasil se mantenha livre da poliomielite. O país está há 34 anos sem a doença, graças à vacinação em massa da população.

COMPARTILHE
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MAIS VISTO

COMENTÁRIOS

body