As primeiras chamas foram vistas na tarde desta quinta-feira (26). Por causa da fumaça produzida pelo fogo, os moradores da cidade foram orientados a usar máscaras. O primeiro combate foi feito pelos carros pipa da prefeitura de Serra do navio.
O município não tem grupamento de combate a incêndio, e o reforço só chegou por volta das 8h horas da noite, com a chegada de uma equipe de bombeiros de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 30 quilômetros.
O trabalho para conter as chamas seguiu até às 3h30 da madrugada desta sexta-feira (27). Segundo informações do comando do Corpo de Bombeiros, o fogo se concentrava em uma área de vale, o que facilitou o isolamento e combate às chamas.
O trabalho foi reforçado pela brigada de incêndio da Mina Tucano, por carros pipa da prefeitura de Pedra Branca, bombeiro do município de Porto Grande, e da INC Florestal (Guarnição do Corpo de Bombeiros treinada especificamente para combater incêndios florestais).
O Corpo de Bombeiros fez o monitoramento da área, e garantiu que as chamas foram extintas.
A prefeitura de Serra do Navio informou que o trabalho dos carros pipa da prefeitura local, foi fundamental para evitar a propagação do incêndio, já que não existe uma base do Corpo de Bombeiros no município. Disse ainda que foi importante a ajuda da brigada de incêndio da Mina Tucano. E desconfia que o incêndio foi criminoso e pede investigação policial.