O deputado federal Vinícius Gurgel (PL) sempre esteve presente na gestão do prefeito Dr. Furlan (MDB). Seja por simples trocas de cordialidades ou indicação de emendas parlamentares para obras na cidade de Macapá, principalmente na área da saúde.
Agora, a base política do Dr. Furlan já comemora a efetivação de uma aliança política mais sólida entre o deputado e o prefeito da capital. Aliados de Furlan garantem que essa promessa foi feita por Gurgel, em um encontro recente entre os dois políticos.
As conversas nesse sentido avançam à medida em que se aproximam as eleições para a presidência da Câmara Municipal, e Gurgel poderia levar vereadores ainda indecisos para a base política do prefeito – seriam pelo menos 4.
O nome de consenso no grupo liderado pelo MDB, é do vereador João Mendonça (PRD), mas com Alexandre Azevedo também desejando o posto.
Se no jogo político vigora a lei do “toma lá, dá cá”, ainda não está claro qual fatia da administração municipal será entregue a Vinícius Gurgel para ele fixar residência no Palácio Laurindo Banha.
Adversários
O vereador eleito Pedro Dalua (União) colocou seu nome para disputar a presidência da Mesa Diretora da Câmara. Ele tem bom trânsito na casa e faz articulação de bastidores em busca de votos.
Dalua aposta em um arco de aliança formado pelos senadores Davi e Randolfe, governador Clécio Luís, ministro Waldez Góes e deputada Alliny Serrão, presidente da Alap. O nome do vereador Claudiomar Rosa (PT), também aparece como pretenso candidato.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Macapá vai ocorrer no dia 1° de janeiro, logo depois da posse dos eleitos.