A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macapá reajustou o valor da verba de gabinete atribuída aos vereadores, para o exercício do mandato parlamentar. O valor passou de 10 mil reais para 20 mil reais. Na legislatura passada, havia uma corrente que defendia uma proposta de aumento para 60 mil reais.
O Ato da Mesa Diretora foi assinado na manhã desta terça-feira (7) pelo presidente Pedro DaLua (União Brasil), 1ª vice-presidente Margleide Alfaia (PDT), 2º vice-presidente Joselyo Mais Saúde (PP), 1º secretário Japão Bahia (SD) e 2º secretário Ruzivan Pontes (Republicanos). A verba de caráter indenizatório ficou mantida em 20 mil.
O presidente Pedro DaLua justificou que há vários anos o valor da verba de gabinete não era reajustado. “Esse recurso estava hiper desatualizado. Câmaras bem menores que a nossa, por exemplo de Oiapoque, paga o mesmo valor da Câmara de Macapá”, exemplificou.
A verba de gabinete serve para que o vereador tenha a disposição assessores que possam auxiliá-lo nas atividades do mandado parlamentar.