Autorizado novo repasse ao Amapá para ações contra à praga vassoura-de-bruxa

Infestação da praga vassoura-de-bruxa atinge plantações de mandioca em vários municípios amapaenses

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou nesta terça-feira (13) o repasse de R$ 453 mil ao Estado do Amapá para ações emergenciais de resposta à infestação da praga vassoura-de-bruxa em plantações de mandioca.

Os recursos serão utilizados na compra de kits de alimentação para famílias afetadas em áreas rurais dos municípios Tartarugalzinho e Calçoene. A medida foi motivada pela situação de emergência declarada em razão da perda de lavouras de mandioca, cultura essencial para a segurança alimentar e geração de renda na região.

Na última sexta-feira (9) havia sido autorizado o repasse de R$ 1.407.160,00 para auxílio aos municípios de Oiapoque (inclusive em aldeias indígenas), Amapá, Pracuúba e Pedra Branca do Amapari. 

Os valores destinados a cada município são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Como solicitar recursos

Municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e valores propostos.

COMPARTILHE!

Comentários:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress