Inova Amazônia Summit impulsiona turismo com quase 90% de ocupação de hotéis em Macapá

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amapá (Abih) aponta que a rede tem registrado crescimento constante desde o início do ano, com pico estimado de 88,93% durante o evento

Considerado o maior evento de bioeconomia e inovação da região amazônica, o Inova Amazônia Summit contribui ativamente no impulsionamento do turismo e da economia do Amapá. Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amapá (Abih) aponta que a rede hoteleira tem registrado crescimento constante desde o início do ano, com salto de 41,5% em janeiro para uma média de 66% entre abril e maio. Durante os três dias de programação, a média estimada é de 88,93%.

Iniciada na quarta-feira, 21, com término na sexta-feira, 23, a programação promovida pelo Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae) tem gerado também um maior movimento em restaurantes e crescimento no fluxo de visitantes em pontos turísticos de Macapá, gerando impactos positivos na economia local.

“Estamos vivenciando um momento muito positivo para o turismo no nosso estado. Eventos como o Inova Summit têm movimentado a economia local e contribuído diretamente para a alta ocupação da rede hoteleira. Isso mostra que o Amapá tem potencial para sediar grandes encontros e receber bem quem chega, fortalecendo cada vez mais nosso turismo de negócios e gastronômico”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

O evento conecta startups amazônicas com investidores nacionais. O Inova Amazônia Summit promove duas rodadas de negócios e duas de investimentos, conectando empreendedores da região com investidores nacionais. Estão confirmadas empresas como Cellva Ingredients, Mov Investimentos e VOX Capital. Mais de 110 startups participam do evento, apresentando soluções inovadoras nas áreas de bioeconomia e tecnologia.

“O Amapá tem se consolidado como destino turístico e de negócios. A alta na ocupação mostra que estamos no caminho certo, mas também reforça a necessidade de investir continuamente na qualidade dos serviços”, destacou Edivan Andrade, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).

O cenário beneficia toda a cadeia produtiva do turismo, incluindo bares, restaurantes, agências de viagem, transporte e o comércio em geral. A edição de 2025 reforça o papel do Amapá como um polo de inovação e sustentabilidade na Amazônia, impulsionando o turismo e fomentando o desenvolvimento econômico com base em ciência, tecnologia e valorização da biodiversidade local.

COMPARTILHE!

Comentários:

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress