
Uma operação da Marinha, Receita Federal e lbama resultou na apreensão de uma embarcação que transportava cinco toneladas de pescado ilegal, na costa do Amapá, nesta quarta-feira (21). O barco, com registro do Porto de Belém (PA), foi interceptado pelo Navio Patrulha Guarujá e conduzido até a Capitania dos Portos de Santana.
A embarcação de 15 metros de comprimento não possuía sistema de rastreamento via satélite, exigido pelo Ministério do Meio Ambiente para atividades pesqueiras em alto-mar. A ausência do equipamento é uma das irregularidades que caracterizaram a pesca como ilegal.

A carga apreendida incluía toneladas de gurijuba, além da “grude” dos pescados, um subproduto com alto valor comercial, utilizado na indústria de bebidas e cosméticos pela alta concentração de colágeno.
Os sete tripulantes que estavam a bordo foram encaminhados para a Capitania dos Portos de Santana para prestar esclarecimentos. O Ibama ficou responsável por toda a carga apreendida e a embarcação permanece sob custódia da Marinha.