
Na tarde desta terça-feira (20/5), a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão no bairro Nova Esperança, em Oiapoque/AP, contra um homem suspeito de pertencer a uma organização criminosa responsável por invadir e tomar, se utilizando de diversos armamentos, regiões de garimpo no norte do Amapá e na Guiana Francesa.
O acusado era um dos alvos da operação Boulanger, que investigou a ação da organização criminosa, mas ele estava foragido desde setembro de 2024.
A Operação Boulanger foi responsável por identificar que os suspeitos chegavam nos locais de interesse e obrigavam os garimpeiros a trabalhar para a organização. Há informações de que os trabalhadores viviam em constante ameaça de morte, com fuzis apontados para suas cabeças, em regime de trabalho análogo a escravidão. Além do trabalho ininterrupto, os reféns foram privados de qualquer meio de comunicação, tendo um deles sido morto durante o período.
Os líderes da ação tiveram suas prisões preventivas decretadas, dois presos aguardando extradição da Guiana Francesa e três presos no Brasil.